terça-feira, 6 de abril de 2010

FORTES CHUVAS ALAGAM O CENTRO DA CIDADE DE ARARUAMA, NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO










O caos tomou conta do município de Araruama, na Região dos Lagos, na manhã desta terça-feira, dia 6 de abril.

Gigóias e muito lixo no leito do Rio Mataruna impedem passagem da água

O caos tomou conta do município de Araruama, na Região dos Lagos, na manhã desta terça-feira, dia 6 de abril. As fortes chuvas deixaram muitos moradores "ilhados" nas vias de acesso ao centro da cidade, em virtude do transbordamento do Rio Mataruna, que corta os principais bairro do município. Uma das fotos mostra que na rua José Argeu Sousa Resende, no bairro Nossa Senhora das Graças, no centro, um morador ficou com água até à cintura, perdendo inclusive móveis e outros utensílios de casa. Na rua Professor Oscar Clark, próximo da Farmácia Popular do governo estadual, a água ocupou grande parte da rua, gerando transtornos aos pedestres e moradores. É visível às margens do Rio Mataruna a grande concentração de lixo e gigóias. Na semana passada um episódio envolvendo a adutora da concessionária Águas de Juturnaíba quase ocasionou o transbordamento do Rio Mataruna, gerando uma correnteza assustadora e um dos bloqueios de passagem da água se deu exatamente no trecho da ponte localizada na Rua Oscar Clark, devido a grande concentração de gigóias presas no leito do rio. Uma draga do INEA foi acionada para fazer a limpeza imediata. Agora, com o temporal que assola o estado do Rio de Janeiro, mais uma vez o drama se repete nas margens do Rio Mataruna. Fica um alerta aos poderes públicos, em especial à Prefeitura Municipal de Araruama, para que sejam tomadas providências de limpeza constante dos rios e obras necessárias de drenagem e escoamento das vias. O povo está cansado de promessas eleitoreiras, a começar pelos asfaltos e pavimentações relâmpagos. O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar diversas famílias através de um bote. No bairro Mutirão, várias casas foram tomadas pela água e segundo a Defesa Civil todos os bairros estão com pontos de alagamento. Com a palavra, as autoridades competentes!


Arlindo Junior
Jornalista - MT 22252/129/74

2 comentários:

  1. Isto é um verdadeiro descaso com a população porque estes políticos como prefeitos deputados estaduais sr. Paulo Melo e André Mônica nunca fazem dragagem completa nos rios da cidade só fazem maquiagem e quando vem a chuva todo ano é a mesma coisa e prefeito nenhum se preocupa com este tipo de coisa só nos restas é perder tudo (móveis e eletrodomésticos) que adquirimos com nosso trabalho e começar do zero.
    No meu bairro Mataruna e Rio do Limão o mais atingido o prefeito nunca apareceu para orientar as pessoas o que fazer numa situação dessa, nenhum socorro, nenhuma ajuda e nem mesmo assistência ao povo tão sofrido que é o povo de Araruama .
    Aqui fica o meu repúdio por estes políticos corruptos, ladrões, mal caráter e que não tem o menor respeito pelo ser humano.

    ResponderExcluir
  2. Sou de Vila Velha ES, e percebo que no Brasil nossos politicos vivem procurando um bode espiatorio para gastar nosso dinheiro. Lembram da seca do nordeste, nao foi feito nada em decadas mas milhares de reais foram gastos. Aqui na minha cidade os prefeitos descobriram um filão, os alagamentos. Eles fazem obras de forma planejada na época do inverno, obras belas e até nescessárias mas de um jeito que o nivel venha a impedir o escoamento das aguas de chuva que viram seis meses após e a população em geral não percebe que os alagamentos são provocados para legitimar gastos absurdos no intuito de corrigir tal problema, mas isto bem longe do problema.
    Observem na cidade de voces em lugares que não alagava alguns anos atras, vai mais embaixo do alagamento e ve se não tem alguma obra do estado, ponte, rua,calçada com jardim, galeria para escoamento de agua, etc.
    O filão já foi a seca agora são as inundações.

    ResponderExcluir