terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Cabo Frio em contagem regressiva para o carnaval

Quem curte carnaval pode começar a se preparar para os mais de 12 dias de folia que Cabo Frio terá durante o carnaval. Do dia 6 ao dia 21 de fevereiro, a cidade estará no clima da folia do Rei Momo com blocos de arrastão pelo município e desfile das escolas de samba no complexo da Morada da Samba, na entrada da cidade. Considerado o maior carnaval do interior do estado do Rio de Janeiro, o evento da cidade, deve arrastar 45 mil foliões atrás dos 39 blocos e contar com aproximadamente 20 mil desfilantes na avenida, nos três dias de desfiles das escolas de samba.

A abertura oficial do carnaval cabofriense acontece na sexta-feira, dia 5 de fevereiro, a partir das 23h, no Tamoyo Esporte Clube com a quinta edição do Baile Oficial de carnaval da cidade. Os ingressos já estão à venda ao custo de R$ 25 (masculino) e R$ 20 (feminino) e podem ser adquiridos na portaria do Tamoyo ou na APAE de Cabo Frio. Segundo os organizadores do evento, parte do lucro obtido com a venda dos ingressos será revertida para entidades carentes do município. Para animar a festa, banda Pingos e Gotas e a bateria da Viradouro.

A partir do sábado, dia 6, começa a trajetória dos blocos de arrastão pela cidade. No chamado sábado magro, sai o bloco da Saúde, às 17h, do bairro União. No dia seguinte, dia 7, saem os blocos Vermelho e Branco, às 14h, da quadra da escola, e Banda da Cidade, às 15h, da Praia do Forte. Na sexta-feira, dia 12, será a vez dos foliões pularem com os blocos A Moda C, que parte às 9h, do Canto do Forte, bloco Costela, às 19h, da Rua 13 de novembro, e Falange às 20h, que contorna a Avenida Joaquim Nogueira, em São Cristóvão.

No sábado de carnaval, dia 13, a abertura da folia fica por conta de seis blocos que agitam as ruas de Cabo Frio: o Carnagay, com saída às 16h da Avenida do Contorno; o Alcoolância, com saída às 18h, da Rua Expedicionários da Pátria, em São Cristóvão; às 19h, saída dos blocos Nucep (da Rua Roberto Silveira) e Que Merda é essa? (da Rua Major Belegard); e às 20h, saem os blocos Azul e Branco, do bairro São Cristóvão, e Oh Sorte, do bairro Passagem. No domingo, dia 14, nove blocos farão a alegria dos foliões: às 11h, sai o Risco, da Avenida Luis Feliciano Cardoso; às 15h30, sai o Gaivota das Dunas, da Rua das Dunas e às 16h o Boi da Barra que sai do Canto do Forte; às 17h30, o Sem Barreira sai da Rua Japão; e às 17h, o Bloco das Damas parte da quadra da Vermelho em Branco em direção à Avenida do Contorno. Ainda no domingo de carnaval, às 18h, o tradicional Parókia concentra a partir das 14h, na Rua Meira Júnior, a novidade deste ano é que o bloco não sairá pelas ruas, realizando sua festa na concentração. Às 19h desfila o bloco Jacuba, que sai da Rua Coronel Mário Quintanilha. Também às 19h, o bloco Afoxé Ilê Oba sai do bairro Jardim Esperança. Para fechar o dia de folia, o bloco Perocão parte às 20h, da Praia do Peró.

Na segunda-feira, dia 15, o primeiro bloco a sair é o Celebridade da Folia, que sai a partir das 14h da Praça do Itajurú. Em seguida, o Zoeira sai da Rua Alex Novellino, às 16h e dois blocos partem logo em seguida, às 16h30: o Cabo Free, do quiosque Bambu, e o Peroíso, na Rua do Moinho. Às 18h, o Alcoolância parte da Expedicionários da Pátria e às 19h, o Costela parte da Rua 13 de novembro e o Deixa Arder da Rua Fagundes Varella. O bloco da Educação Física segue pela Avenida do Contorno a partir das 20h, mesmo horário em que o bloco Oh Sorte segue pela orla da Praia do Forte.

Na terça-feira, dia 16, nove blocos prolongam a folia de carnaval e agitam os foliões que ainda não perderam o pique do carnaval. Às 13h, o bloco Bomba sai da Praça do Itajurú, seguido por Boi da Barra (a partir do Canto do Forte) e Família é Mole mais é meu (na Avenida do Contorno), ambos às 16h. Às 17h, o bloco das Damas parte da Rua Meira Júnior e às 18h o Parókia arrasta os foliões a partir da Rua Jorge Lóssio. Já às 19h, três blocos saem pelas ruas da cidade: o Que Merda é Essa? (que segue pelo Boulevard Canal), Perocão e Rala Ovo (que sai do bairro São Cristóvão). O bloco Peroíso encerra a folia de terça-feira, seguindo pela orla do Peró, a partir das 21h.

No dia seguinte, dia 17, três blocos seguem com a agitação: o Quem manda é o cara, que sai da Rua Paes de Abreu às 17h; e Tá Maluco, no mesmo horário, que segue pela Praia do Peró. Já às 19h, o bloco Os Piratas sai da quadra de esportes da Passagem. No dia 18, será a vez de o bloco Bló Bló agitar os foliões a partir das 20h na Praia do Forte. No dia 19, sexta-feira, Safado é o Cara, parte da Vila Nova às 19h30 e no sábado, às 20h, União do Arrastão concentra na Rua José Rodrigues Povoas. Encerrando o carnaval de rua de Cabo Frio, o último bloco, Os Atrasados, sai no domingo, dia 21, às 13h, do bairro Morubá.

O desfile das Escolas de Samba começa na sexta-feira, com a apresentação da Acadêmicos do Jardim Esperança, que desfila na Avenida Ézio Cardoso da Fonseca, no bairro Jardim Esperança, às 21 horas. Já no complexo da Morada do Samba, os desfiles das 14 escolas de samba começam no sábado, dia 14, a partir das 20h. O horário previsto para o encerramento dos desfiles é às 4h. Neste dia, desfilam as sete agremiações do Grupo de Acesso, que terão no máximo 60 minutos para apresentarem a escola na avenida (as escolas do Especial têm 70 minutos para a evolução na avenida). A ordem de desfile é a seguinte: Cabeçorra, Acadêmicos de Tamoios, Renascer de Cabo Frio, Unidos de Aquarius, Unidos da Esperança, União dos Bairros e Arrastão da GB. No domingo, dia 14, os desfiles do Grupo Especial – que continuam na segunda-feira, dia 15 - iniciam às 21h. Quatro escolas desfilam na seguinte ordem: Sol a Sol, Antiga Abissínia, Império de Cabo Frio e Paz e Harmonia. Já na segunda-feira, dia 15, as escolas que entram na avenida, também a partir das 21h, para fechar o carnaval na Morada do Samba serão: Vermelho e Branco, Em Cima da Hora e Flor da Passagem. A apuração do carnaval e a divulgação das escolas campeãs acontecerão na terça-feira, dia 16, às 16h. A apuração será realizada na avenida do complexo da Morada do Samba.

Vanessa Campos

SECOM Cabo Frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário