terça-feira, 3 de novembro de 2009

Re-Fazenda Campos Novos será lançada dia 11 de novembro

A Secretaria de Agricultura de Cabo Frio, em parceria com diversas Secretarias e órgãos da cidade, lançará oficialmente, no dia 11 de novembro, a partir das 19h, na Casa dos 500 Anos, a campanha “Re-Fazenda Campos Novos”, que tem como objetivo a reutilização turística, cultural e social do espaço, bem como sua restauração.

A proposta da campanha prevê a criação de um parque Agroecológico, nos 180 hectares de área que a Fazenda possui, e a construção de um Museu de História Natural, além de transformar a Fazenda em um centro de difusão de cultura, ciências, agroecologia e tecnologia.

De acordo com o secretário de Agricultura, Roberto Nogueira, esta revitalização é muito importante para a cidade:

– O projeto pretende chamar atenção para as múltiplas possibilidades que esta imponente propriedade colonial pode gerar em termos de riqueza cultural e social, além de valorizar e resgatar as nossas história, cultura e memória - disse o secretário.

O projeto da campanha “Re-Fazenda Campos Novos” está inserido no Plano de Ação das Cidades Históricas, onde Cabo Frio foi contemplado, pelo Ministério da Cultura, a receber investimentos federais para manutenção dos seus patrimônios.

Este Plano faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, que é uma ação governamental que irá envolver instituições federais e estaduais para apoiar o desenvolvimento, a recuperação e a revitalização das cidades históricas do país e abrangerá 173 localidades - 32 em 2009 e mais 141 até o final de 2012 - em todos os estados brasileiros.

Participam da ação conjunta de desenvolvimento da campanha “Re-Fazenda Campos Novos” as Secretarias de Ciência e Tecnologia; Turismo e Cultura; Meio Ambiente; Planejamento e Comunicação.


Nicia Carvalho


--
SECOM Cabo Frio
(22) 2646.4889

Nenhum comentário:

Postar um comentário